No começo do livro de Ezequiel temos a primeira visão do profeta. O pavimento do Trono do Eterno Deus, inclusive as bases (Salmos 89.14 ) e até os querubins que protegem o Trono.
Dito isso, é preciso entender que este profeta viu o Trono como se estivesse debaixo dele. Diferente de João do Apocalipse que viu de frente com o Trono, estando sobre o pavimento. Consegue perceber a diferença?
A primazia da Graça sobre a Lei é a sua perspectiva, uma começa com a visão a partir do céu pra terra, enquanto outra começa de baixo para cima.
Entretanto o mais lindo no decorrer destes livros é que ambas terminam da mesma forma, contribuindo para o estabelecimento do Reino sobre os homens.
A última palavra do livro de Ezequiel no capítulo 48 é YAVE SHAMAH = O SENHOR ESTÁ ALI.
O que aprendemos?
Não importa se Israel começou a receber o REINO através de uma restauração das obras terrenas para apontar as espirituais, visto que a Igreja dos gentios recebeu a partir das coisas espirituais, o importante é que ambos terminarão no mesmo lugar na presença do TRONO do PAI.
Voltando para o profeta Ezequiel o começo do livro fala do primeiro estágio que ele estava vivendo.
Mesmo sendo de uma linhagem nobre de sacerdotes, este homem havia sido reduzido a condição de escravo, pior que isso, ele foi raptado e transportado para a Babilônia aonde foi colocado sob o pesado julgo de trabalhos forçados.
A primeira Visão do livro revela a condição daqueles judeus, distantes de Deus. Parecia que a ferida aberta em seus corações nunca mais teria cura, o sentimento de abandono era tão grande, que até mesmo as canções haviam parado e os instrumentos estavam pendurados no salgueiro.
Porém no meio desta história crítica, DEUS se revela e começa a trazer o profeta para o centro da sua vontade.
No capítulo 37 o profeta se vê no meio da Visão caminhando com Deus, sendo encorajado por ele a profetizar no meio de um vale de ossos secos o surgimento de um poderoso exército. O renascimento de Israel como nação.
Porém é no capítulo 47 que o profeta tem a maior revelação da sua vida, ele agora não vai interagir de longe, estando embaixo ou no meio, neste momento acontece o ápice do livro, Ezequiel está dentro. Ele vai mergulhar no RIO que fala da presença de Deus. Ele mergulha no Espírito, como o velho homem submerso na vida do novo homem.
O batismo do capítulo 47 é o ato profético do antigo testamento apontando pro novo nascimento por meio de Cristo.
E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. Ezequiel 47:3
Contudo este novo nascimento possui 4 etapas.
1 - Mediu mil côvados, estas águas davam pelos tornozelos.
Este primeiro nível fala dos pés sendo cobertos pelas águas. Todos os lugares aonde aquela pessoa pisou serão visitados pelo agir de Deus.
O homem nascido de novo não pisa mais nos mesmos lugares, que antes pisava, se mentia, deixa de mentir, se roubava, deixa de roubar...
Quando Jesus se torna rei no coração de quem crê, a primeira acontece que acontece é a mudança do seu passado.
Quando Jesus estava na última ceia com os discípulos, Ele lavou os pés deles debaixo de uma palavram - "quem eu não lavar os pés não terá parte comigo."
É isto que lavar os pés significa...
Jesus perdoa nosso passado, nos tira dele, nos faz participar da sua família, nos leva pra mesa onde a toalha da GRAÇA cobre todos os pés daqueles que se assentam para comer na presença de Deus.
2 - Mediu mais mil côvados, estas águas davam pelos joelhos.
Existe um segundo nível de restauração para quem continua entrando no Rio de Deus, se chama Intimidade.
Os joelhos se dobram para orar e adorar ao Pai, são de verdadeiros adoradores, são para estes que as Revelação do Reino são entregues.
Um falso adorador, ou seja, um idólatra, não consegue receber a revelação dos Céus, por que ele não tem estrutura espiritual para guardar a palavra.
Um exemplo disso é o rei da Babilônia chamado Beltesazar.
O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil. Daniel 5:1
Certa feita ele resolveu fazer um grande banquete, depois de beber muito vinho, resolveu usar os copos de ouro que eram consagrados no Templo de Jerusalém e tinham sido trazidos por Nabucodonosor.
Deus tem ciúme dos seus vasos, eles eram uma tipologia dos servos e profetas do Senhor. Na mesma hora que tocou nos vasos, uma mão apareceu na parede escrevendo um Decreto celestial... então os ombros caíram e os JOELHOS DO REI BATIAM UM NO OUTRO.
Mas, havia um homem no império que guardava a comunhão com o céu. O profeta Daniel durante toda sua vida dobrava seus joelhos três vezes ao dia. Ele tinha estrutura, intimidade, revelação da vontade do Senhor. Ele profetizou ao rei a interpretação do mistério e aconteceu conforme disse.
O império da Babilônia caiu, pois quando cai um líder cai toda sua casa e domínio com ele. E assim o império Medo-Persa assumiu o governo. O rei foi morto pelo sucessor, mas o profeta continuou vivo e prosperando na presença de Deus.
A intimidade do homem nascido de novo com o PAI determina o nível de sustentação que ele terá nos momentos das provas, também o nível da Revelação das Escrituras que receberá.
3 - Mediu mais mil côvados, estas águas davam pela cintura.
Na cintura se guarda o cinto e as calças. Ali se guardava a bolsa de dinheiro na antiguidade, a carteira nos dias atuais. A espada do soldado ficava na bainha, ou a arma de um policial.
Cintura fala da profissão, ocupação e vocação.
Quando olhamos a Palavra descobrimos que as pessoas foram abençoadas por Deus, com aptidões, conhecimentos, dons e habilidades.
Com certeza as pessoas talentosas aumentaram muito mais depois da Ressurreição de Cristo.
Já analisou como é inegavelmente maior a quantidade de: escritores, físicos, matemáticos, governantes, profetas, pastores, depois da manifestação do Filho de Deus.
Isto se deve ao fato, que na sua ressurreição Jesus liberou as bençãos retidas: 5 dons de liderança, 9 dons espirituais, 7 dons de ministérios, muitos outros de habilidade que Ele colocou no ventre das mulheres, dentro de um propósito sobre todas as nações.
Mas existem muitas pessoas que vivem uma vida, desgostosa, até mesmo trabalham e conseguem algum resultado, mas não é aquilo que gostariam de estar fazendo.
O rio da restauração de Deus traz alinhamento de destino, na medida em que revela, os desejos do coração do Pai para cada um dos seus filhos.
Paulo era um mestre (professor) da Lei que perseguia os cristãos, se tornou um apóstolo da Graça de Cristo. Ezequiel era um sacerdote que foi rebaixado a escravo, se tornou um profeta da Restauração.
Quem mergulha na presença de Deus, recebe mais entendimento para viver o cumprimento do propósito.
4 - Mediu mais mil côvados, estas águas precisavam passar nadando.
Este é o nível mais profundo de todos, quando você nada perde o contato com o chão e somente as forças da águas vão te conduzir.
Este é o lugar da dependência em Deus. Um lugar aonde o nível de rendição é tão grande, que você e o Pai se tornam um, assim como foi com Jesus.
Este lugar é incrível porque fala de uma mudança de ambiente completa.
As águas escassas se tornaram rios aonde barcos podem trafegar, uma multidão de peixes podem ser conquistados. Abundância de prosperidade e recursos.
As margens deste rio existem árvores que darão frutos todos os meses do ano. Vida interior plena e abundante em Deus.
As folhas destas árvores servem de remédio para curar muitas doenças. Não apenas um indivíduo fica curado, mas pode levar cura pra outras pessoas.
Somente depois que o Messias se assentar no Trono de Israel estas águas vão poder fluir debaixo da coluna do Templo para se tornarem 2 rios que alcançaram o Mar Morto e o Mar Mediterrâneo, um vai pro ocidente e o outro para o oriente.
Ou seja este é o poder do Evangelho de Cristo que vai se espalhando para todas as nações da terra, para fazer um mundo divido em 2 serem curados e unidos por apenas uma fonte que jorra do Trono de Deus.
O cumprimento profético do rio de Ezequiel está nas palavras de Jesus.
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:37-39
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:37-39
Na festa dos tabernáculos os sacerdotes judeus faziam um ato profético, no último dia da festa pegavam um vaso especial enchiam de água e derramavam nas escadarias do Templo.
Significando que acreditavam que um dia, uma fonte de águas que cura as nações iria nascer naquele lugar, assim como Ezequiel viu acontecer.
Quando Jesus viu o vaso sendo derramado sobre o Templo, Ele revelou que todo a profecia era a respeito Dele e de todos os seus discípulos.
A espera já terminou!
Pela graça de Cristo você pode nascer de novo hoje!
Comentários
Postar um comentário